quinta-feira, 18 de agosto de 2011

zabelê














uma trilha visual

zé rodrigues é um músico e compositor de grande sensibilidade. essa cantiga, dele e do maestro aurélio melo, autor da melodia, foi a vencedora do fespapi, festival de música do parque piauí, de 1979. zabelê, conta um drama entre povos inimigos, pimenteiras e amanajós, e mais um caso universal de amor proibido. o coração de zabelê escolhe metaramandahu, seu pretendente, desconsolado, os persegue. daí nasce a lenda de uma bela ave que anda sempre junto a outra, de espécie diferente, perseguida eternamente por um gato maracajá e este, pelos caçadores. acredito que por aí se encontre o antídoto da barbárie, através de um centimentro de profunda integração e agregação.

mais uma vez, uso o velho e bom corel draw para mostrar que de qualquer maneira se amolece o eixo cartesiano.

amaral

2 comentários:

  1. velho e bom corel nas mãos do mestre é nisso tudo que dá. nas manhãs de aurora reconheci rosa maria uma arara que me fazia companhia quando em nas terras de tupã....ela.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha. Estava eu ajudando meu sobrinho com a tarefa de história do Piauí. Falava de cultura, lendas...então, lembrei da história de zabelê e metara e por conseguinte, de Zé Rodrigues e da linda canção. Fui pesquisar para mostrar a meu sobrinho e achei esta linda obra de arte. Parabéns!

    ResponderExcluir